Brasil | Itália, Todos os posts

Como as eleições no Brasil influenciam na decisão de mudar de país?

02 out 2018  |  0 comentários

 

Uma grande parte da população brasileira está se movimentando pelo mundo. A quantidade de pessoas que deixam o país em busca de uma vida melhor, aumenta a cada dia e o destino, na maioria das vezes, são nações ricas e com menores problemas sociais como corrupção, violência e desigualdade.

O perfil de quem está deixando o Brasil vai desde pessoas de classes mais baixas até pessoas ricas, com carreira sólida e excelente formação.

O número de requerentes de cidadania originária, acompanhando esse movimento, também cresceu muito. Descendentes de italianos, espanhóis, portugueses, entre outros estão fazendo valer seus direitos e requerendo o reconhecimento da cidadania que lhes permite viver em diversos países. Não apenas aqueles que já decidiram emigrar, mas aqueles que estão se preparando caso a situação brasileira continue a piorar. O famoso plano B.

O Ministério das Relações Exteriores estima que cerca de 3 milhões de brasileiros vivam no exterior. Mas o que levou todas essas pessoas a deixarem sua terra natal?

A crise econômica e moral que assola o Brasil.

O pensamento de quem emigra é justamente a percepção de que o Brasil não alcançará, nos próximos anos, os níveis de desenvolvimento de países ricos como qualidade de vida, desenvolvimento social, etc.

Um dos fatores que mais geram ansiedade nessas pessoas é o cenário político pois está incerto e cá para nós, é preciso escolher o candidato menos ruim. Isso tem um impacto enorme na decisão de mudar de vida. A falta de perspectiva de melhora, a percepção de retrocesso, impunidade, impulsionam o fluxo migratório brasileiro para o exterior.

O Brasil precisa de mudanças profundas, estruturais e que levam tempo para se consolidarem, e isso está intimamente ligado ao futuro presidente do Brasil, seu plano de governo, sua capacidade de governar e a percepção que o mercado investidor tem neste nome. E é aí que o brasileiro está sem esperança.

Aqueles que tem oportunidade e coragem de mudar, estão se mexendo ou pelo menos, procurando saber quais as reais possibilidades de emigrar legalmente.

Nós sentimos isso no nosso dia a dia. A cada acontecimento ruim no Brasil, a procura pela cidadania italiana aumenta. Os relatos de nossos clientes são uma amostra do que sentem os brasileiros e acima de tudo, como pensam o futuro em relação a sua permanência no Brasil.

E você? Acha que o resultado das eleições pode impactar nesse movimento de saída definitiva do Brasil? Você acha importante se preparar para essa saída?

As férias dos italianos x Busca de documentos
A beleza das cidades italianas sob a lente do cinema