Vida na Itália

5 Dicas para vocês contratar empresas na Italia com segurança

04 abr 2019  |  0 comentários

Eu divulguei esses dias o desmantelamento de (mais um) esquema de corrupção nas práticas de reconhecimento da cidadania italiana por via administrativa na Itália. 

A novidade desse caso em relação aos demais foi a falsificação de documentos do antepassado italiano, SEM O CONHECIMENTO DA FAMÍLIA. Pois é, a família contratou uma assessoria que ofereceu um “pacote completo” incluindo a pesquisa e emissão do documento italiano.

À época, a família em questão comemorou a localização do documento e tudo mais e no final, o documento era falso!

Pensando nisso e pensando em ajudar vocês a se protegerem partilho alguns tópicos que poderão ajuda-lo no momento de contratar o serviço de pesquisa genealógica/anagráfica aqui na Itália, aliás, para contratar qualquer serviço:

  1. Verifique se você está contratando uma EMPRESA, regularmente inscrita nos órgãos de controle italianos e que você poderá localizar em caso de qualquer problema. Fazer uma contratação internacional nem sempre é simples, pois você não sabe onde localizar tal empresa em caso de necessidade. Peça ao pesquisador que apresente a sua Partita IVAque é o CNPJ italiano. O serviço de pesquisa é prestado na Itália, portanto exija que a empresa seja constituída na Itália.
  2. Verifique se a empresa tem um site no qual constam nome e foto do pesquisador que irá prestar o serviço a você
  3. Verifique se a empresa divulga seu endereço italiano. Por mais difícil que possa parecer você ir cobrar a empresa pessoalmente, é sempre uma garantia maior saber onde essa empresa fica fisicamente. 
  4. Exija que seja feito um contrato de prestação de serviços no qual fiquem claras as condições do acordo, os prazos, os valores pagos e em especial o formato dos documentos que lhe serão apresentados. 
  5. As redes sociais dizem muito sobre as empresas, verifique os comentários das da empresa que pretende contratar, veja se existem seguidores falsos, procurem depoimentos de clientes antigos, peça referências. Acompanhe a rotina de postagens, verifique a presença digital da empresa.

Quem não tem o que esconder atua na legalidade, tem empresa constituída, paga impostos e pode ser facilmente localizado!

O documento italiano é a parte mais importante do reconhecimento da nacionalidade, é a partir dele que tudo começa. Não negligencie tal etapa. Esteja atento! 

Arrivederci

Sobre grandes mudanças e a motivação para encontrar o seu lugar no mundo