Todos os posts, Vida na Itália

Você sabe o que é a árvore genealógica?

28 maio 2018  |  0 comentários

Se você já ouviu falar e não sabe muito bem como montar a árvore genealógica, preparamos esse post com todas as informações que você precisa saber! 

A genealogia é uma parte da história que tem o objetivo de registrar as raízes de uma determinada família e suas linhas ancestrais. Historicamente, o seu estudo sempre foi importante, já tendo sido utilizada para propósito como reinvindicação de heranças, rastrear o destino de famílias afetadas por desastres naturais ou outros eventos inesperados. Durante as guerras, principalmente na Segunda Guerra Mundial, diversas famílias foram deslocadas de suas casas ou desapareceram em meio aos combates.

árvore genealógica é ainda uma excelente ferramenta para aquelas pessoas que buscam a sua própria identidade ou têm curiosidade quanto às suas raízes culturais. Serve também para demonstrar seus laços de parentesco com antepassados italianos capazes de lhe transmitirem o direito ao reconhecimento da nacionalidade italiana, aliás, a árvore genealógica é um dos documentos que devem ser apresentados perante a administração pública italiana para demonstração desse direito.

No post de hoje, você vai saber mais sobre a importância de entender sobre os seus antepassados e como montar a sua própria árvore genealógica. Acompanhe!

Conhecendo seus antepassados

Entender sobre seus antepassados, em um contexto histórico, social, cultural e político, pode fornecer informações valiosas sobre seus ancestrais, como suas motivações, ideias e propósitos. Isso permite que você consiga fazer uma conexão da memória pessoal da sua família com os outros eventos significativos que marcaram a história da humanidade.

Os sobrenomes não eram utilizados até o ano 1.000, durante a Idade Média. A partir daí, vários fatores, como religião, demografia, ocupação, apelidos, abreviações e traduções, criaram os primeiros grupos de sobrenomes. Com as grandes navegações e as recentes imigrações, alguns desses nomes foram modificados, criando novos sobrenomes.

Estudar a origem do sobrenome de uma família e as suas variações ao longo da história é uma tarefa desafiadora e prazerosa. Muitas pessoas veem o estudo da genealogia da própria família como um hobby gratificante e fascinante, que dá uma ampla visão sobre as suas próprias origens.

A árvore genealógica

A árvore genealógica é um gráfico que representa todos os membros de uma família, ao longo das gerações, e as relações umas com as outras. Esse diagrama é criado a partir de registros históricos locais, nacionais e internacionais, e, com ele, é possível contar a história de uma determinada família.

Algumas pessoas optam por criar uma árvore genealógica colocando os antepassados como as “’raízes” e os descendentes como os vários “ramos”. Essa opção é a mais indicada para aqueles que já têm os detalhes dos seus ancestrais e preferem começar com eles, sendo a base da árvore.

Existem várias ferramentas disponíveis na internet, além de empresas especializadas em pesquisar informações e documentos históricos para tornar a representação genealógica o mais fiel possível.

Além de trazer conhecimento sobre sua própria história, montar a sua árvore genealógica é a primeira etapa recomendável para quem está iniciando o processo de reconhecimento de sua cidadania italiana, por exemplo.

Como desenhar a sua árvore genealógica?

A maneira mais fácil de começar uma árvore genealógica é reunindo as informações da sua família imediata. A primeira pessoa a ser colocada nessa árvore genealógica deve ser o membro mais jovem da família, e o restante é criado a partir desse ponto inicial.

A seguir, você pode começar a traçar uma linha ancestral da família e ir preenchendo as lacunas por meio de pesquisa. Consulte seus pais, tios e avós, perguntando sobre seus parentes, procurando informações sobre nascimentos, batismos, casamentos e enterros. Reúna documentos, faça pesquisas na internet e consulte cartórios para alimentar a sua árvore genealógica com mais dados. Para aqueles ancestrais que migraram de outros países, consulte arquivos públicos, paróquias, sites de genealogia ou empresas do ramo, como o Nacionalitália.

Caso pretenda fazer um trabalho completo, não se esqueça de registrar toda a pesquisa em papel ou em meio digital. Fique atento aos nomes, datas, estado civil, endereços e até mesmo informações sobre a saúde de cada membro familiar, assim, você mantém um registro histórico completo e fiel da história de toda a sua família.

Quer ajuda para fazer a sua? Preparamos um modelo que irá te ajudar!.

E então, ficou interessado em fazer a sua árvore genealógica? Está precisando pesquisar e buscar documentos na Itália? Deixe sua mensagem ou entre em contato conosco.

 

 

Arrivederci!

 

 

Morar fora: o lado bom e o lado ruim
As férias dos italianos x Busca de documentos