Todos os posts, Vida na Itália

Morar fora: o lado bom e o lado ruim

23 maio 2018  |  0 comentários

Descubra os prós e contras de morar fora do Brasil. Informações que vão te preparar para essa aventura.

Morar fora é o sonho de grande parte dos brasileiros que buscam novas aventuras ou todo o conforto encontrado em outros países. Os motivos variam entre as oportunidades profissionais, contato com novas culturas, segurança, aprendizado de línguas, entre outros.

Mas você já parou para refletir sobre os dois lados da mesma situação? Muitas pessoas focam apenas nos aspectos positivos e sofrem um grande choque de realidade quando descobrem que esse não é um mundo de sonhos. Por outro lado, também existem aqueles que focam apenas nas dificuldades e, por isso, não avançam no projeto de morar fora do Brasil.

Para te ajudar a fazer essa escolha, preparamos uma lista dos prós e contras de morar fora. Confira.

Lado ruim de morar fora

Apesar de todas as maravilhas de levar uma vida em outro país, existem alguns aspectos negativos que devem ser considerados antes de tomar essa decisão.

Distância da família e amigos

A saudade dos amigos e familiares é um dos principais aspectos negativos de morar fora do Brasil. Entretanto, muitas pessoas conseguem driblar esse “pequeno detalhe” com o uso da tecnologia (com WhatsApp, Skype, Facebook, entre outras ferramentas), e ainda conseguem incentivar essas pessoas queridas a saírem do país para fazer visitas.

Perda de momentos especiais

Infelizmente, existem alguns momentos especiais em que você não estará presente se morar fora do Brasil – seja o casamento de um amigo, o nascimento de um sobrinho ou a formatura de um afilhado. Entretanto, naqueles imperdíveis, sempre existe a possibilidade de tirar umas férias no Brasil, certo?

Saudade da culinária brasileira

Pode parecer um detalhe insignificante, mas a comida brasileira faz muita falta para quem opta por morar fora do Brasil, aquela feijoada, um pãozinho de queijo, hummm! Por outro lado, você também pode vivenciar a culinária única de outros países que, acredite, pode ser surpreendente.

Dificuldade na comunicação

A comunicação pode ser bastante complicada, principalmente nos primeiros meses. Por mais que você conheça a língua, sempre demora a pegar as gírias, o dialeto da região. Além da adaptação a um novo idioma, também é preciso compreender que existe uma grande diferença cultural em relação ao Brasil.

Adaptação dos gastos

Os primeiros meses também tendem a ser difíceis financeiramente. Até que você se estabeleça e tenha uma fonte de renda, é preciso lidar com custos diferentes daqueles que você estava acostumado no Brasil. Porém, o custo de vida na Europa, por exemplo, é menor que no Brasil e você consegue fazer o seu dinheiro render muito mais.

Lado bom de morar fora

Mas então, quais são os pontos positivos de morar fora do Brasil? Vamos conferir!

Ampliação da visão de mundo

O mundo é muito maior e mais rico em cultura do que podemos imaginar. Morar fora do Brasil é o primeiro passo para ampliar a sua visão de mundo e viver experiências únicas – sem ficar preso às vivências de um único país.

Contato com novas culturas

Ao morar fora do Brasil, você entra em contato com novas culturas e aprende – e muito – com essa experiência. Existem diversas informações que você pode obter realizando pesquisas e visitando museus de história, mas uma grande parte da cultura é possível absorver somente no dia a dia, com os moradores locais.

Saúde, transporte, educação

O Brasil tem diversos problemas relacionados aos serviços públicos, não é? Grande parte dos destinos escolhidos pelas pessoas que resolvem morar fora do país oferecem serviços de saúde, transporte, educação e outros serviços de qualidade.

Crescimento pessoal

O crescimento acontece tanto em nível pessoal quanto profissional. Morar fora do Brasil é um grande desafio, repleto de aventuras e experiências que servem para engrandecê-lo.

Sensação de segurança

A falta de segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem outros países para morar, não é? Em qualquer lugar do mundo existem aquelas mal-intencionadas, que cometem crimes, mas a frequência com que isso acontece em outros lugares pode ser drasticamente menor.

Mais viagens!

Imagine que você escolha a Itália como destino para iniciar a sua vida. Gastando pouquíssimos euros, você pode visitar outros países da Europa em apenas algumas horas. Isso significa que fica ainda mais fácil fazer outras viagens para conhecer melhor esse mundão. Um sonho, concorda?

Você já conhecia o lado bom e o lado ruim de morar fora do Brasil? Qual seria o seu destino se fosse morar no exterior? Deixe o seu comentário e Arrivederci! 

4 dicas valiosas para você economizar na pesquisa das certidões italianas
Você sabe o que é a árvore genealógica?