Pesquisa e Busca de Documentos

O primeiro passo para começar a jornada do reconhecimento da cidadania italiana é justamente estabelecer o vínculo entre você e o seu antepassado italiano, aquele que irá lhe transmitir o direito à nacionalidade italiana. Esse antepassado é chamado dante causa.

É preciso construir a sua árvore genealógica e, geração pós geração, demonstrar que você está unido a este dante causa por laços de filiação.

Nem sempre as famílias sabem exatamente a cidade que aquele nonno ou nonna, nasceu, afinal, a grande migração italiana aconteceu no século XIX e portanto, ao longo dos anos, as informações e memórias podem ter se perdido.

Para resgatar essas memórias e principalmente esses documentos é necessário um desafiador processo de pesquisa de registros históricos, cuja origem pode estar em órgãos administrativos ou religiosos. Houve um tempo que não havia registros civis como conhecemos hoje. Os nascimentos eram registrados apenas pela via do batismo!

Essa atividade de busca é uma verdadeira investigação já que a Itália é dividida em 20 regiões e 108 províncias e mais de 8.000 comuni. Para essa pesquisa se levam em contam várias pistas, sejam documentais, lembranças das histórias de famílias, origem dos sobrenomes, registros de chegada ao Brasil entre outros. Neste caso, estamos falando de pesquisa de documentos, que embora seja um processo extremamente desafiador, é, na mesma proporção, rico em descobertas e um verdadeiro resgate de memórias de família, uma forma de reconstruir a história desse antepassado que veio ao Brasil cheio de sonhos e esperanças e que merece que sua luta seja lembrada e transmitida aos seus filhos, netos, bisnetos…

Como Trabalhamos

Nosso trabalho é pesquisar e entregar a certidão do dante causa diretamente a você para dar sequência à prática de reconhecimento da nacionalidade Italiana, sejam elas documentos civis ou religiosos. Por outro lado, existem famílias que sabem exatamente o comune no qual o seu dante causa nasceu, se casou ou foi batizado e aí falamos em Emissão de Documentos. Neste caso, nosso serviço é ir até lá e retirar uma via atualizada deste documento para você. Fazemos também o apostilamento, essencial para casos em que há necessidade de retificação de documentos no Brasil.

Formas de Pagamento e Condições

Nossos orçamentos são personalizados, isto é, feitos especialmente para você levando em conta a complexidade da busca ou pesquisa. Tão logo tenhamos acesso às informações preliminares de seu antepassado, prepararemos um orçamento que será enviado por e-mail, para mantermos todo nosso contato registrado e após seu aceite, também por e-mail, nós cobraremos 50% do valor total do orçamento antecipadamente e 50% quando estivermos com o documento em mãos. Ele será digitalizado/fotografado e enviado a você por e-mail antes de ser postado. Neste momento você deverá fazer o depósito residual e remeteremos o documento por serviço de courrier (DHL, FEDEX ou similar). Você receberá o número de rastreio e poderá acompanhar em tempo real a sua entrega!