Cidadania Italiana, Todos os posts

Descubra agora se você possui alguma origem italiana

15 mar 2018  |  0 comentários

 

Você tem dúvida se possui alguma origem italiana? E ainda, se você tem direito à Cidadania Italiana?

 Sim? Então você está no lugar certo, pois vamos te ajudar a descobrir.

 A cidadania italiana está ligada às suas origens, aos seus antepassados que bravamente deixaram a Itália e vieram recomeçar a vida no Brasil.

 A grande imigração italiana se deu no período de 1870 a 1910 portanto cerca de 200 anos atrás. Existem milhares de descendentes de italianos no Brasil. Você é um deles?

Não tem certeza? Então siga esses passos para descobrir se você pode requerer o reconhecimento da sua Cidadania Italiana e desfrutar das vantagens de viver na Europa.

 

  • Você, seus pais ou avós tem um sobrenome italiano? Faça uma busca no maior site de sobrenomes italianos no mundo: Cognomix A navegação é super simples e embora esteja escrito em Italiano você não terá dificuldades em acessá-lo. Basta clicar em Mappe dei Cognomi e digitar o sobrenome no campo CONGNOME e depois clicar na lupa (cerca). Ele realiza rapidamente uma busca e se o sobrenome for italiano ele irá apontar as regiões italianas nas quais o sobrenome que você digitou mais aparecem.

Siga as telas:

 



Agora, se você não tem um sobrenome italiano, saiba que o que importa é a sua origem. Se você for descendente de um italiano, não importa o número de gerações, você terá potencialmente, direito ao reconhecimento da cidadania.

 

  • Fale com os membros da sua família, avós, bisavós, tios. Procure os parentes mais idosos e peça para que eles lhe contem histórias de família, pergunte o nome dos pais dele, dos avós. Procure captar qualquer sobrenome que remeta à Itália.

 

  • Monte sua árvore genealógica e comece a pesquisar. Você vai se surpreender com as descobertas. Nossa dica é que você comece com a sua própria certidão de nascimento. Nela constam os nomes dos seus 4 avós. Depois passe para a certidão de nascimento de seus pais (comece pelo ramo que você desconfia que tenha origem italiana), ali constarão os nomes dos seus bisavós. Siga assim, até encontrar o seu ascendente italiano. Lembre-se que normalmente este italiano ou italiana chegou NO BRASIL no final de 1800, começo de 1900. Preparamos um modelo de árvore genealógica que irá lhe ajudar a desenhar sua história! Baixe aqui o modelo de árvore que preparamos para você.

 

E quem tem direito ao reconhecimento da Cidadania Italiana? Descubra clicando aqui!

 

Arrivederci!

Lista de Convocados é liberada pelo Consulado de BH!
Consulado de SP divulga lista de convocados para Cidadania Italiana