Cidadania Italiana, Todos os posts

4 dicas valiosas para você economizar na pesquisa das certidões italianas

07 maio 2018  |  0 comentários

Muitas vezes recebemos pedidos de pesquisas de documento italiano com poucas informações de base que sejam capazes de, no curso da pesquisa, individualizar o antepassado italiano. Isso tem grande impacto no tempo de entrega e em especial no custo da pesquisa. Por isso, separamos 4 dicas valiosas que irão ajudar você a economizar muito nesse processo! 

Existe um trabalho prévio, no Brasil, que pode ser feito por você, com base em informações normalmente disponíveis, são dados preliminares importantes que certamente farão você economizar preciosos euros e levar o documento italiano mais rapidamente a você, ou seja, quanto mais precisos forem os dados que você disponibilizará para o pesquisador profissional, mais rápido e eficiente será o seu trabalho.

Para a finalidade de reconhecimento da nacionalidade italiana, realizamos pesquisas genealógicas e anagráficas, cuja finalidade é encontrar exatamente onde seu antepassado italiano nasceu e se casou para que possamos construir documentalmente o vínculo dele até você.

Uma das informações mais importantes é o nome dos pais do seu antepassado italiano.

Na Itália, assim como no Brasil, existem muitos homônimos e repetições de nomes dentro de um mesmo ramo familiar, assim é possível encontrarmos em nossas pesquisas vários indivíduos com o mesmo nome do seu antepassado. A melhor maneira de individualizá-lo e saber exatamente qual deles é o SEU antepassado é por meio do nome dos pais pois assim teremos três referências cruzadas, nome do antepassado (dante causa), nome do pai e nome da mãe.

Notem que é como um quebra-cabeças que vamos juntando as peças. Às informações de pai e mãe, adicionamos datas, regiões e assim vamos afunilando a pesquisa e isso certamente irá impactar no custo e no tempo na busca pelo documento italiano.

E como você pode ajudar nesta individualização? É simples, basta você observar os documentos brasileiros:

Na sua certidão de nascimento constam além do seu nome, o nome de seus pais e o nome de seus avós, certo? A mesma coisa acontece na certidão dos seus pais. Digamos que sua origem italiana venha pelo lado do seu pai. Na certidão do seu pai irá constar o nome dos pais dele (seus avós) e dos avós dele (seus bisavós).

Assumindo que o filho do italiano seja seu avô, na certidão de nascimento dele irá constar o nome dos país dele (seus bisavós) e dos avós dele (seus trisavós) e assim sucessivamente. Fácil não?

Outro ponto importante é definirmos um lapso de tempo para a pesquisa, isto é, estimando o ano aproximado de nascimento do seu antepassado italiano. A resposta a essa pergunta está na certidão de óbito, ou de casamento do seu antepassado italiano. Nela há sempre a declaração de quantos anos a pessoa tinha quando se casou ou faleceu, assim é só fazer as contas. Se a pessoa faleceu em 1940 com 67 anos presumimos que ela nasceu em 1873, considerando dois anos a mais e dois anos a menos, nosso intervalo de pesquisa já se restringe entre 1871 e 1875.

Então anote as dicas!

  1. Procure a certidão de nascimento brasileira do filho do seu antepassado italiano;

  2. Verifique o nome dos avós dele;

  3. Procure a certidão de casamento e/ou óbito do seu antepassado italiano;

  4. Faça as contas e descubra o intervalo de tempo em que seu antepassado italiano nasceu.

Agora, para você que chegou até aqui, temos uma dica extra:

Converse com a sua família, procure aquele primo distante, neto de algum irmão de seus avós, em especial os mais velhos, certamente você encontrará dados importantes, ainda que sejam informações pequenas, mas que no olhar de um pesquisador genealógico é relevante. Faça um inventário de informações, anotações e mande para nós e lembre-se, nossos orçamentos são garantidos. Se não encontrarmos a sua certidão em até 120 dias, o seu dinheiro será integralmente devolvido!

 

Arriverderci!

A IMPORTÂNCIA DO DOCUMENTO ITALIANO PARA O RECONHECIMENTO DA CIDADANIA ITALIANA
Vantagens e desvantagens de viver em outro país