Brasil | Itália, Todos os posts

Conversão da CNH Brasileira na Itália

15 jan 2018  |  0 comentários

A partir de hoje,  dia 15/01/2018, será possível solicitar a conversão da CNH brasileira para a Italiana. Graças ao acordo recente acordo firmado entre Brasil e Itália. Viva!

Lembrando que:

1) Serão convertidas somente carteiras definitivas, válidas e em vigor;

2) Só serão convertidas carteiras das categorias A e B. Para a obtenção de outras categorias, deverão ser realizados os exames específicos previstos na legislação do país;

3) Poderão solicitar a conversão somente aqueles que residem na Itália no intervalo de no mínimo 1 ano e no máximo 4 anos da data da solicitação;

4) Não poderão ser convertidas carteiras emitidas após a obtenção da residência legal na Itália.

5) Apenas dois modelos de carteira aprovados pelo CONTRAN (Resoluções nº 192/2006 e nº 598/2016) foram transmitidos às autoridades italianas. A comunidade brasileira já se pronunciou: as dúvidas sobre os outros modelos de carteira foram transmitidas às autoridades brasileiras, que, por sua vez, as encaminharão às autoridades italianas.

O procedimento deverá ser feito na motorizzazione (órgão responsável italiano equivalente ao DETRAN no Brasil), mediante apresentação da CNH brasileira e de sua tradução juramentada. Não é necessário comparecer ou solicitar documentos ao Consulado, exceto quando exigido pela motorizzazione após a apresentação da documentação inicial.

Infelizmente as informações na Itália costumam ser assimétricas e até desencontradas, é a famosa burocracia italiana falando mais alto então, como se trata de um procedimento super novo, ainda é possível que haja algumas variações entre os processos de cada motorizzazione ou scuola di guida ok?

O que a motorizzazione deve pedir é:

  • Formulário Domanda per il rilascio della patente di guida preenchido
  • Dichiarazione sostituiva di certificazione preenchida
  • Foto tessera (leve 3 por garantia)
  • CNH original brasileira válida
  • Tradução juramentada da CNH
  • Cópia dos documentos italianos (permesso di soggiorno e carta di identità)
  • Atestado médico

Você também pode optar por fazer diretamente em uma auto escola, neste caso, você faz o exame médico na própria auto escola e há a incidência de cobrança dos honorários da scuola di guida!

Lembramos que as regras da PID Permissão Internacional para Dirigir continuam válidas para brasileiros que estejam há menos de 1 ano na Itália.

 

A Festa da Befana
Como eu descobri que queria morar na Itália!
@nacionalitalia

Quem Escreve

Claudia Scarpim
Claudia Scarpim

Claudia Scarpim

Italo-brasileira, advogada por formação e apaixonada por genealogia e pela história da imigração italiana para as Américas. Resolvi deixar a vida corporativa de São Paulo, para viver na Itália e ajudar outras pessoas a realizarem o sonho de resgatar sua história e suas origens e conseguir a cidadania italiana!