4 sinais que você está pronto para mudar do Brasil - Nacionalitália
Brasil | Itália

4 sinais que você está pronto para mudar do Brasil

0 comentários

Sair do Brasil é hoje o desejo de boa parte dos brasileiros. As declarações definitivas de saída do país perante a Receita Federal registram nos últimos 3 anos, um aumento de cerca de 150% a cada ano. 

Se você é um dos que pretendem ajudar essa estatística a crescer, é importante se perguntar: Você está pronto para deixar o Brasil?

Preparamos uma lista de fatores que podem te ajudar na sua decisão de se mandar do Brasil:

1 – Vida profissional morna

Você vive para trabalhar, se levanta desanimado, sente um peso enorme e vai trabalhar como uma obrigação só porque precisa do salário caindo na conta todo mês? Ou você está numa posição legal, com certa estabilidade mas já não sente mais aquela sensação desafiadora que te faz crescer profissionalmente?

Você se sente pressionado a estar atualizadíssimo, fazendo cursos incessantemente porque a concorrência está cada vez mais acirrada e a qualquer momento você pode ser cortado?

Esses questionamentos podem ser um sinal que está na hora de buscar novos horizontes.

2 – Mudanças na vida pessoal

Você sente que precisa mudar alguma coisa na sua vida pessoal e viver uma experiência mais desafiadora  e intensa como experimentar outras culturas que sejam capazes de fazer você mais feliz? Você se sente motivado pelo desafio de aprender uma nova língua, construir uma nova carreira, ou de repente se jogar num trabalho completamente novo? Eu por exemplo, quando mudei para Itália senti que meu horizonte se ampliou. Eu passei a enxergar a vida sob um olhar mais generoso, menos convicta das minhas certezas inabaláveis, eu me abri para o desconhecido e passei a experimentar tantas descobertas que acho que rejuvenesci uns 10 anos nessa brincadeira. 

3 – Independência

Uma das coisas mais desafiadoras é se perceber sozinho num país novo. No país que nascemos e crescemos nos temos uma rede de apoio e proteção formada pela família e amigos. Tudo é familiar. Tudo foi ajustado ao longo de muitos anos. Partir significa que toda essa estrutura que rodeia você não existirá por um tempo. Você vai precisar se virar sozinho, num país novo, com cultura diferente da sua e tudo, sem exagero, absolutamente tudo, vai ser um desafio imenso, em especial se você não dominar o idioma.

Atividades corriqueiras como cortar o cabelo, abrir conta em banco, escolher sua comida, cozinhar, usar o transporte público, será algo diferente do que você conhece e ter um espírito independente, atitudes de independência na sua vida é fundamental para que você consiga se virar fora da sua zona de conforto. Você está preparado para lidar com as dificuldades? Você é já independente nesse sentido?

4 – Planejamento

Não importa se o seu plano é de curto, médio ou longo prazo mas é importante que você esteja minimamente preparado, inclusive para voltar se você não se adaptar. 

Você precisa ter um plano estruturado e precisa estar aberto a fazer ajustes no meio do caminho. Conheço gente que estava com tudo organizado para mudar para Itália e que veio para cá e não se adaptou mas que achou seu caminho em Portugal. 

É preciso que você se organize financeiramente para essa empreitada. Você fez as contas? Previu uma reserva financeira para se manter alguns meses no país que escolheu, sem trabalhar?

Faça um bom check list. Verifique quais as exigências do país que você escolheu, entre elas a mais importante: esteja LEGAL no país de destino. Avalie se você tem ancestrais que possam permitir a você o reconhecimento da cidadania. O Brasil recebeu um dos maiores fluxos migratórios do mundo. Italianos, portugueses, espanhóis, alemães. Se você tem um antepassado Europeu pode ter direito a cidadania europeia e isso facilitará a sua vida de imigrante num nível surreal. Pesquisa com realismo as suas possibilidades. 

Nós somos especialistas no reconhecimento da cidadania italiana e podemos ajudar você a descobrir se tem direito a ser cidadão europeu!

Arrivederci!

O que é certidão em inteiro teor?
@nacionalitalia

Quem Escreve

Claudia Scarpim
Claudia Scarpim

Claudia Scarpim

Italo-brasileira, advogada por formação e apaixonada por genealogia e pela história da imigração italiana para as Américas. Resolvi deixar a vida corporativa de São Paulo, para viver na Itália e ajudar outras pessoas a realizarem o sonho de resgatar sua história e suas origens e conseguir a cidadania italiana!